Por 6, seis, SEIS Soles, tomamos caldo de peixe, um baita prato de ceviche com arroz e bebemos chicha morada. Estava tudo excelente! Mas vale falar da chicha morada, uma bebida super popular em Cusco feita de um entre os milhares tipos de milho que existe no Peru. É doce, bem doce! Tipo um saco de tang diluído em um copo. É bem comum ver mulheres vendendo essa bebida dentro de baldes no meio da rua, e os nativos compram muito!
Aliás, tem de tudo na rua... As pessoas oferecem comidas, sobremesas, frutas, grãos, tudo ali no meio da rua. Mas não vejo nenhum turista consumindo os alimentos na rua, somente os nativos.
Depois do almoço desci ao mercado municipal, o Mercado São Pedro.
É realmente uma experiência de imersão na cultura local. Assim como nosso mercado em Florianópolis tem os peixes expostos e junto lojas de temperos e lembranças, o Mercado São Pedro tem o mesmo.
Mesmo? Quem viu os snapchats desse dia deve ter tido uma idéia do que é ver as carnes e animais expostos em cima do balcão, a exemplo de 3 cabeças de porco que havia em uma das bancas.
No início e nas laterais do mercado há lojas de artesanato, e ao centro e nos fundos são as bancas de comida, feitas na hora ou para preparar em casa.
Infelizmente não tenho as fotos da parte das comidas, mas talvez você não quisesse ver. Apesar de eu me assustar de início, creio que está totalmente inserido na cultura, assim como no nosso mercado também temos os cheiros e manejo dos frutos do mar que já nem nos importamos mais.
Mas vale falar que foi muito engraçado ver uma peruana fazendo uma porção de sopa de macarrão para levar.
Ela despejou duas conchas de sopa no prato fundo, o macarrão ficou caindo pra fora do prato. Com a mão, ela colocou o macarrão pra dentro do prato, despejou o prato para dentro de uma sacola, tipo de supermercado, e entregou para o cliente, como se tivesse entregando um peixinho beta. Hahaha
Nenhum comentário:
Postar um comentário