quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Não sei se quero voltar (pra casa)



Ontem, dia 29, acabei dormindo cedo... acabada de tantas horas de viagem e lesada da tal da altitude.
Decidida a fazer algum passeio,  acordei cedo e fui para o bar do hostel tomar um café.
Meu irmão disse que eu não vim pro Peru para comer sanduíche. Ok,  sou macho, experimento, vamos de "ovos rancheiros".
Tá ai:


Tudo estava delicioso, mas creio que preferia mais se fosse no almoço hahahahah
Desci para Plaza de Armas e fiz um migo dos EUA, assim fomos dar umas voltas pela cidade, no intuito de ir no mercado municipal.
Foi aí que nos deparamos com una manifestación.
Os passeios turísticos públicos foram fechados e haviam muitoooos peruanos na rua manifestando.



De boa,  em ordem e com a polícia acompanhando na boaaaas também.
Perguntei para alguns policiais o motivo e eles explicaram que querem privatizar os sítios arqueológicos de Cusco. E quem tava manifestando? Todos os órgãos públicos de Cusco, principalmente os culturais,  claro. Capa órgão parecia um bloco de escola de samba, com próprio grito, bandeiras, cartazes e até uniforme. O que mais se ouvia era "CUSCO NO SI VIENDE, CUSCO SI DEFIENDE"
Foi muito legal poder acompanhar essa manifestação realmente PACÍFICA. Tenho um vídeo em que o abre alas de um dos órgãos é uma pessoa vestida de morte arrastando a foice. Sensacional!
Dá pra perceber a cada passeio e acontecimento o quanto a cultura aqui e muito forte, defendida e exaltada, creio que não seja somente pra vender gorro e manta... ou uma coisa leva a outra.
Eu vim para o hostel a pé pra me arrumar pro City tour, mas note, A PÉ.
Quando consegui ver a porta do hostel, já estava vendo pontinhos pretos na minha frente... me joguei no sofá da recepção e fiquei conversando com quem parava por ali.



Acabei não indo no passeio,  mas experimentei michelada, uma bebida comum no Chile que minhas colegas de quarto quiseram me apresentar. Cerveza, limão,  sal e pimenta. Georgina, es otimo para la ressaca!
Comprei mais coisas no mercado, agendei meu táxi de amanhã e deixei tudo organizado para dormir cedo, acordo as 5h30 para Machu Picchu.

(Encontro emocionado com essa lhama que parece de pelúcia - as pessoas não cobram para tirar foto com elas vestidas e com lhamas fofinhas, mas pedem uma contribuição voluntária - fica dica que dois Soles mio não faz a mujer agradecer depois da foto)

Bjudagorda

2 comentários:

  1. Só agora que consegui começar a ler. Que bom que fui lembrada na altitude!!! Te cuida gata!! E aprovecha!! Bjo

    ResponderExcluir